O movimento afro-progressista do Rio Grande do Sul manifesta sua indignação com relação ao ocorrido na cidade de Canguçu no dia 05 de junho deste ano, em que o Vereador do Progressistas Francisco Vilela proferiu palavras ofensivas e de baixo calão a uma servidora pública negra.
O Progressistas tem profundo respeito e consideração pelas mulheres e pela população negra. Prova disto é a própria existência do movimento afro-progressista, um dos mais atuantes do estado, que trabalha juntamente com todas as lideranças do progressistas a importância do respeito e da visibilidade para as mulheres e as pessoas negras. O movimento luta diariamente contra qualquer tipo de prática racista e discriminatória.
Atualmente, o partido conta com centenas de filiados, mulheres e afros, que compõem quadros nas gestões municipal, estadual e federal. Presidentes, vereadoras e vereadores, vice-prefeitas e vice-prefeitos, prefeitas e prefeitos negras e negros fazem parte da história do Progressistas, construindo e garantindo oportunidades para todos.
É lamentável a ocorrência dessa situação, incompatível com os valores do Progressistas. Nossas profundas e sinceras desculpas à servidora e à sua família.
Tenham a certeza de que estaremos vigilantes e trabalharemos ativamente para que situações como estas não ocorram novamente.
“O que afeta diretamente uma pessoa, afeta a todos indiretamente.”
Martin Luther King
Porto Alegre, 08 de junho de 2023.
Celso Bernardi
Presidente do Progressitas RS
Elisete Moretto
Presidente do Afroprogressista RS