Na região, partido governará para mais de 255 mil pessoas
Dos 497 municípios gaúchos, 492 elegeram seus representantes em primeiro turno no último domingo (6). Dessas cidades, a maioria será administrada pelo Progressistas (PP). Serão 164 prefeitos do partido, no total. Na região da Serra Gaúcha, a sigla também se destacou. Das 48 cidades, o partido elegeu 20 prefeitos. Destes, oito foram reeleitos e 12 irão assumir a Prefeitura em 2025.
Somados os municípios, o partido irá governar para mais de 255 mil moradores da Serra. O candidato mais votado pelo partido na região foi o atual prefeito de Gramado, Nestor Tissot, reeleito com 78,20% dos votos. Em Garibaldi, Sérgio Chesini também se reelegeu com uma ampla vantagem, de 62,64%.
As outras cidades que elegeram candidatos progressistas foram Antônio Prado, Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Cotiporã, Flores da Cunha, Guabiju, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Araçá, Nova Bassano, Picada Café, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
“Nossos candidatos representaram com muita competência e seriedade os valores do Progressistas. Vimos nas urnas o resultado da confiança dos eleitores no trabalho que temos realizado por todo o estado,” afirma o presidente estadual do Progressistas, deputado federal Covatti Filho.
Números no RS
O Progressistas repetiu o feito de 2020, consolidando sua liderança nas comunidades gaúchas. O índice de crescimento referente ao último pleito foi de 13,8%, subindo de 144 para 164 prefeitos eleitos, que irão governar para 2.313.458 gaúchos.
Somados, os prefeitos eleitos do PP receberam 842.211 votos. Além disso, o partido elegeu 136 vice-prefeitos e 1.303 vereadores. Ao todo, 63,3% dos 259 candidatos a prefeito pelo Progressistas venceram as eleições.
Confira os prefeitos progressistas eleitos na Serra:
Antônio Prado
Roberto José Dalle Molle
Bom Jesus
Frederico Arcari Becker
Cambará do Sul
Schamberlaen Jose Silvestre
Campestre da Serra
Tairo Balardin
Carlos Barbosa
Everson Kirch
Cotiporã
José Carlos Breda
Flores da Cunha
Cesar Ulian
Garibaldi
Sérgio Chesini
Gramado
Nestor Tissot
Guabiju
Neri Rosa da Silva
Jaquirana
Maria Isabel Rauber Turella
Monte Alegre dos Campos
Onilton João Capelini
Nova Araçá
Henrique Occhi Peretti
Nova Bassano
João Paulo Maroso
Picada Café
Daniel Ruckert
Pinhal da Serra
José Robison Rodrigues Duarte
Protásio Alves
Itamar Antônio Girardi
Santa Tereza
Gisele Caumo
São Marcos
Volmir Nazareno Rech
Veranópolis
Cristiano Valduga Dal Pai