As eleições municipais de outubro revelaram uma surpresa para muitos que apostaram na perda de espaço do Progressistas do Rio Grande do Sul para a chamada “nova direita”. O que vimos, contudo, foi o fortalecimento do partido, ampliando sua base e consolidando-se como a maior sigla nos municípios gaúchos e como a verdadeira “direita raiz”. Um resultado calcado em muito trabalho e na defesa dos valores que sempre nortearam a nossa atuação.
Não só mantivemos nossa liderança, como alcançamos uma das vitórias mais expressivas da nossa história. Antes de tudo, fechamos a janela partidária maiores e mais fortes, percorrendo o interior do estado. Ouvimos nossas bases, como sempre fazemos, e promovemos capacitação. Mais de 8 mil lideranças políticas participaram dos nossos 51 encontros de qualificação ao longo de mais de um ano.
Os números que obtivemos nas urnas são reflexo desse esforço contínuo e coletivo: elegemos 164 prefeitos no Rio Grande do Sul, um crescimento de quase 15% em relação ao pleito anterior. Aumentamos, também, o número de vice-prefeitos eleitos para 136 e de vereadores para 1.305, fortalecendo a presença do partido nas esferas de decisão municipal.
O número de mulheres Progressistas eleitas também cresceu significativamente, passando de 8 para 15, quase dobrando em comparação à 2020. Subimos para 23 vice-prefeitas e 288 vereadoras. Esse crescimento não é um simples dado estatístico: é uma conquista real, fruto de um compromisso com o protagonismo da voz feminina na política.
Sempre fomos o partido da boa política. Somos a “direita raiz”, formada por pessoas comprometidas com o desenvolvimento local e uma gestão ética e responsável. Nossos números reforçam o sentimento de grande parte da população gaúcha em defesa de valores que compartilhamos, como a liberdade econômica, em defesa da família e da propriedade privada, contra o crime e a corrupção.
A liderança do Progressistas no cenário municipal gaúcho não foi por acaso: é resultado de esforço coletivo, planejamento estratégico e de uma visão clara de futuro. Esse resultado reafirma nosso compromisso com o municipalismo e a proximidade com as comunidades, que enxergamos como a verdadeira força motriz do desenvolvimento regional. Acreditamos que as transformações mais sólidas e duradouras começam na base, onde as necessidades reais da população são ouvidas com atenção e atendidas com agilidade e eficiência.
Agora é hora de renovar nosso compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios e por mais qualidade de vida para as pessoas. E, também, projetar 2026. Afinal, o futuro nos reserva novos desafios, mas estamos preparados para enfrentá-los com a mesma determinação que nos trouxe até aqui.
Covatti Filho — Deputado federal e presidente estadual do Progressistas RS