Em entrevista à rádio Independente de Lajeado, nesta quinta-feira (17), o presidente estadual do Progressistas, deputado federal Covatti Filho fez uma breve análise do cenário político para os progressistas, após as eleições em primeiro turno.
A região do Vale do Taquari abrange 36 municípios e o partido elegeu 11 prefeitos, que irão governar para 148.539 pessoas. Em Lajeado, maior colégio eleitoral, Gláucia Schumacher (PP), atual vice-prefeita, foi eleita com 47,12% dos votos válidos. A liderança também foi confirmada nos municípios de Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Forquetinha, Marques de Souza, Nova Bréscia, Progresso, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul e Westfália.
Nestas eleições, conforme o presidente, o Progressistas se consolidou como o maior partido do Rio Grande do Sul, elegendo 164 prefeitos e fortalecendo cada mais a sigla no estado. “Tenho certeza que conseguimos fincar as bandeiras do Progressistas, como o municipalismo e boa gestão pública, fato comprovado também pelo maior número de prefeitos reeleitos no estado”. O partido também disputa o segundo turno com candidatos a vice-prefeitos em Santa Maria e Caxias do Sul.
Questionado sobre a possibilidade de disputar o Governo do Estado, o presidente considerou que há uma expectativa positiva, visto que o partido vem trabalhando na reorganização partidária, juntamente com o senador Heinze e as bancadas federal e estadual, e obteve um excelente resultado das eleições deste ano. “Essa construção partidária de união e fortalecimento que já viemos trabalhando e o desempenho nas eleições deste ano fazem com que o partido busque o protagonismo nas eleições de 2026”, afirmou ele, enaltecendo os quadros partidários qualificados e comprometidos para a disputa.
Com relação à participação das mulheres progressistas no último pleito, o PP foi também o partido que mais elegeu mulheres, foram 15 prefeitas. O presidente explica que o partido está comprometido em incentivar as mulheres para a vida pública e realizou o Capacita 11 com essa finalidade. “Passada essa eleição, já estamos pensando em 2026 e também queremos que as mulheres sejam protagonistas”, assegurou.
Confira na íntegra a entrevista