O ciclo de debates Pra Fazer Acontecer chegou, neste sábado (20), a Santa Maria, na região Centro-Oeste. O evento colheu contribuições do setor produtivo e da sociedade civil para a formulação do plano de governo do Progressistas, que tem o senador Luis Carlos Heinze como pré-candidato ao Governo do Estado.
O encontro apresentou uma série de discussões que serão feitas para a construção do projeto — com enfoque em temas importantes para a Região Central. “A questão logística é muito importante e queremos debater. Meu compromisso é discutir alternativas. Também faremos um debate sobre a malha ferroviária Sul”, pontuou Heinze.
Outro ponto destacado pelo senador foi o segundo porto marítimo do Estado, em Arroio do Sal. “Sou a favor do Rio Grande do Sul. Nessas coisas, o senador Heinze já está trabalhando. Farei muito mais como governador do Estado”, afirmou. A carga tributária também fez parte da pauta: Heinze destacou o interesse em aliviar o peso para aqueles que empreendem no comércio, nos serviços, na indústria e na agricultura, buscando geração de emprego e renda.
Contribuições
Durante a atividade, representantes políticos e lideranças empresariais se revezaram nas falas. Representantes do Sindilojas de Santa Maria, Sindigêneros, Sindicato dos Contadores, Câmara da Indústria e Comércio de Santa Maria e Sindicato das Indústrias Metalmecânica destacaram os avanços que consideram necessários ao desenvolvimento do Estado. Grande parte dos pedidos estava relacionada a melhorias em infraestrutura rodoviária e aérea, por meio de um aeroporto de cargas, além de discussões sobre a carga tributária, entre outras demandas.
“Ouvindo a população, a sociedade civil, estando próximos das pessoas, vamos construir um programa de governo com o nosso DNA. Que seja de todos os gaúchos e que coloque as prioridades para nosso Estado. Assim, construiremos um Rio Grande melhor para todos nós”, afirmou o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, um dos organizadores do ciclo de debates.
Aberto à sociedade e a representantes de diferentes partidos, o seminário recebeu lideranças das regiões Central e Centro Serra. O evento ocorreu no Espaço Floratta. Este foi o sétimo encontro da série, que já percorreu seis regiões do Estado e reuniu mais de 2 mil participantes até o momento.
Presenças
O evento contou com a participação dos deputados federais progressistas Afonso Hamm e Covatti Filho, do deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), do presidente do Progressistas local e anfitrião do encontro Mauro Bakof. Líder do movimento Afro-Progressistas no RS, Elisete Moretto representou o presidente estadual da sigla, Celso Bernardi. Também estiveram presentes os prefeitos Rogério Kuhn (Mata), Diniz Fernandes (Jacuizinho), Fernando Pahim (São Vicente do Sul), Tiago Görski (Santiago), Marciano Ravanello (Arroio do Tigre), além de pré-candidatos a deputado, prefeitos, vereadores e secretários municipais de diferentes municípios da região.