Na reunião realizada nesta segunda-feira (24), convocada pela executiva estadual do partido Progressistas, com prefeitos e vice-prefeitos para tratar da reconstrução dos municípios gaúchos, as lideranças municipais reivindicaram o recebimento dos recursos anunciados aos municípios por parte do governo federal.
O presidente de honra do Progressistas, Celso Bernardi, reiterou que o Progressistas é um partido municipalista porque valoriza o poder da economia local. “Tudo passa pelos municípios e o fazer será sempre local. Precisamos ter uma posição muito forte e enfrentarmos a tragédia econômica e social por consequência do desastre climático. Em termos econômicos, precisamos exigir do governo federal os recursos prometidos que não chegam”. Segundo ele, outro ponto importante nessas eleições será a união e o diálogo, pois com o radicalismo atual na política é preciso ter bom senso para o diálogo.
Presidente da Associação de prefeitos e vice-prefeitos do partido, o prefeito de General Câmara, Elton Barreto, se solidarizou com os prefeitos, pois sabe o que cada um está passando. “Precisamos de união e mobilização junto ao governo federal em busca de recursos livres nos municípios, pois precisamos dar segurança à população e essa segurança passe pelos recursos em caixa para a reconstrução dos municípios”, disse.
O vice-presidente da Famurs e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, reforçou a importância do diálogo permanente com os municípios. “Como nosso partido é municipalista o diálogo tem de ser permanente. Além da recomposição das perdas na arrecadação do ICMS precisamos também de apoio na recuperação da propriedade dos produtores rurais”.
O prefeitos de Sapucaia do Sul e vice-presidente do partido, Volmir Rodrigues, o pior problema enfrentado pelas cidades é o descaso do governo federal. “Chega de mentiras pro parte do governo federal. Os recursos não chegam aos municípios gaúchos. Temos de nos unir e nos posicionarmos e mostrarmos nossa força enquanto maior partido do RS”.
Nesse sentido, também reiteraram a mesma posição o prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, o prefeito de Dois Irmãos, Jerry Meneghetti, e a prefeita de de Minas do Leão, Silvia Lasek.