A executiva estadual do Progressistas reuniu prefeitos e vice-prefeitos para discutir ações prioritárias para auxiliar as gestões municipais na reconstrução dos municípios. O encontro, realizado nesta segunda-feira (24) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, contou com a participação dos parlamentares progressistas gaúchos no Congresso Nacional e deputados estaduais, vereadores e presidentes municipais.
Segundo o presidente em exercício do Progressistas, deputado Afonso Hamm, a efetiva participação dos progressistas no encontro demonstra a força e unidade partidária. “Muitas são as ações dos parlamentares, do senador Irineu Orth, a nossa bancada estadual, mas hoje vamos unir esforços em uma pauta conjunta em socorro aos nossos municípios”, disse ele.
O deputado federal Covatti Filho abordou as ações dos parlamentares no Congresso Nacional, sobretudo com relação as perdas de arrecadação dos municípios gaúchos, em um diálogo direto com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, reforçando a necessidade de agilidade por parte do governo federal na liberação de recursos ao estado. Ele destacou também a gestão compartilhada na presidência do partido entre os deputados federais gaúchos. “Ao substituirmos o nosso presidente Celso Bernardi optamos por uma gestão compartilhada, justamente para dar essa pluralidade, oxigenação e unidade partidária. Sabemos que esta será uma eleição difícil, mas saibam que os candidatos contarão com o apoio do nosso partido”, assegurou.
Sobre as ações de socorro ao RS, o senador Ireneu Orth relatou que há dois meses tem atuado em diversas frentes de trabalho e como legislador apresentou mais de 50 projetos e emendas em todas as áreas. “Sou também presidente dos produtores de soja do RS e já aplicamos recursos na reconstrução de alguns municípios na região de Encantado, com apoio e recursos de produtores de outros estados. Mas é urgente a recomposição aos prejuízos causados com a perda de arrecadação em todos os municípios gaúchos”, reforçou.
Bancada estadual em defesa dos municípios
O presidente do Legislativo gaúcho, deputado Afonso Brito reiterou a força do partido e incentivou o engajamento de todos para que o partido saia ainda mais fortalecido das eleições de 2024. “Precisamos completar a nominata e contamos com vocês para buscarem nomes importantes e ajudarem o partido a crescer ainda mais. Vamos continuar sendo o maior partido do RS. Contem conosco aqui no Parlamento gaúcho, através da nossa bancada, e queremos, também, ter a maioria na Câmara dos Vereadores da Capital”, disse ele, ao saudar o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, também presente ao encontro.
O líder da bancada do Progressistas na Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Pasin, reforçou que estamos um ano eleitoral desafiador no RS e potencializado em razão de tudo que o estado vem enfrentando. “Por isso, temos de reforçar a mobilização na busca de recursos diretos na nossa economia. Agradecemos a bancada federal do progressistas que destinou R$ 25 milhões por meio de emendas ao RS, mas precisamos cobrar do governo federal a injeção direta no municípios”, disse ele, reforçando o convite para a Marcha dos Prefeitos, nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília. Outra pauta dos progressistas no Parlamento é o Projeto de Lei 145 de 2024, de sua autoria, sobre o desassoreamento dos rios.
Sobre isso, também, o deputado Issur Koch saudou a todos e reforçou a posição de que os municípios precisam é de recursos em caixa para a reconstrução das cidades. “Estamos falando de um estado que precisa de socorro, que há muito tempo é superavitário e é justo que agora, no momento em que mais precisa, os recursos cheguem aos municípios. É necessário cobrar a recomposição das perdas do ICMS e também de trabalharmos unidos pela aprovação do projeto de desassoreamento para que o tema seja tratado como política estadual”, destacou.
No que se refere ao polêmico leilão de importação de arroz, o deputado Marcus Vinícius ressaltou que denunciou inúmeras vezes as irregularidades na tribuna da Assembleia. “Nós sentimos muito por tudo que está acontecendo nos municípios e não está chegando na imprensa, pois muito do que ocorre nos municípios está sendo minimizado. A Marcha dos Prefeitos é o momento de fazermos a cobrança devida para que o RS seja olhado e atendido da maneira que precisa”, defendeu ele.
Na esteira desse posicionamento, a deputada Silvana Covatti também exigiu que o governo federal cumpra as promessas que não estão sendo executadas. “É muito fácil vender que governo federal está voltado para o RS, mas não é possível o povo continue desassistido e os prefeitos cada vez com menos recursos nos seus municípios. Estamos aqui para somar esforços e cobrarmos da União as promessas que não estão sendo cumpridas”, afirmou.
Também prestigiaram o evento a vereadora de Porto Alegre, Mônica Leal, e presidentes municipais.