Após uma das vitórias mais expressivas da história do Progressistas no Rio Grande do Sul nas eleições municipais deste ano, o partido reuniu 250 prefeitos e vice-prefeitos no Seminário “Um Olhar para o Futuro”, realizado nesta segunda-feira (11/11), em Porto Alegre. O evento contou com a presença de palestrantes renomados no cenário político e administrativo, que compartilharam estratégias práticas para uma gestão pública de impacto.
Promovido pelo Progressistas, em parceria com a Fundação Francisco Dornelles e o programa Capacita11, o encontro marca o início de um novo ciclo de gestão municipal, reforçando o compromisso do partido com a capacitação contínua dos gestores eleitos, que agora têm a missão de liderar suas cidades com eficiência e inovação.
Durante o seminário, foram abordados temas essenciais para uma administração pública moderna e eficiente, com foco em inovação e transição de governo, com o prefeito de Maringá Silvio Barros, e comunicação estratégica dos mandatos, com Ermerson Saraiva (Eleja), proporcionando uma base sólida para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades da população e promovam o desenvolvimento local.
Empolgado com os resultados da eleição municipal, que consolidaram o PP como o maior partido do RS, o presidente estadual da sigla, deputado Covatti Filho, já projeta candidatura própria ao governo do Estado.
“O Progressistas é protagonista da política gaúcha e reforçou isso nas urnas em 2024. Estamos habilitados, prontos e decididos a ter candidato ao Piratini em 2026. Temos força, representatividade, nomes fortes e qualificados, e sabemos fazer a boa política que o Rio Grande precisa para trilhar o seu futuro”, enfatiza Covatti Filho.
Eleições 2024
Ao todo, o partido elegeu 164 prefeitos, representando um crescimento de quase 15% em comparação ao pleito anterior, além de 136 vice-prefeitos e 1.305 vereadores em todo o estado. O Progressistas também registrou um avanço expressivo na representatividade feminina, com o número de prefeitas eleitas quase dobrando em relação a 2020, passando de 8 para 15, e o total de vereadoras chegando a 288.
“A liderança do Progressistas no cenário municipal gaúcho não foi por acaso: é resultado de esforço coletivo, planejamento estratégico e de uma visão clara de futuro. Esse resultado reafirma nosso compromisso com o municipalismo e a proximidade com as comunidades, que enxergamos como a verdadeira força motriz do desenvolvimento regional. As urnas fortaleceram os nossos ideais, ampliaram a nossa base e consolidaram o Progressistas como um partido de força e tradição nos municípios. A verdadeira direita raiz!”, destaca o presidente.
O encontro contou com lideranças progressistas como o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados federais Afonso Hamm e Pedro Westphalen, deputados estaduais Guilherme Pasin, Issur Koch, Joel Wilhelm, Silvana Covatti e Marcus Vinícius, e também os secretários de Estado, Vilson Covatti e Ernani Polo. Também prestigiaram o evento, o presidente de honra do Progressistas Celso Bernardi, o suplente de senador Ireneu Orth e o ex-deputado Jerônimo Goergen.
Anelise Cáceres/PP-RS
Foto: Filipe Ledehors