HOME / IMPRENSA / ARTIGOS

Twitter Feed

Galeria de Fotos

Acesse o nosso canal de fotos no Flickr - visualize e baixe as imagens

Artigos
Artigos

Setor da uva e do vinho tem o que comemorar

O ano de 2020 nos brindou com a safra das safras. A opinião é unânime entre enólogos, agrônomos, produtores de uvas e representantes das vinícolas gaúchas. Não estamos falando de quantidade, já que a produção sofreu queda de cerca de 20%, mas, sim, da qualidade das uvas produzidas no Rio Grande do Sul. De acordo com especialistas, a atual safra superou colheitas históricas, como as registradas nos anos 1999, 2002, 2005, 2012 e 2018. 

Uvas viníferas como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Tannat, Chardonnay e Pinot Noir registraram maior concentração de açúcar, coloração destacada e acidez na medida certa. A mesma qualidade foi verificada nas variedades utilizadas para a elaboração de sucos e vinhos de mesa, como a Bordô, Concord e Isabel. 

A explicação não deixa de ser um paradoxo. A mesma falta de chuvas que derrubou a produtividade em inúmeras culturas fundamentais para o Estado favoreceu os parreirais, justo nas estações do ano mais decisivas: a primavera e o verão. De acordo com um estudo da Embrapa Uva e Vinho, a soma de um clima quente, de poucas precipitações e de noites de céu limpo favoreceu o gradiente de temperatura, fazendo com que a maturação ocorresse por completo. 

Vale destacar que esse nível de excelência foi conquistado na Serra Gaúcha, maior e mais tradicional região produtora do Brasil, e também nos novos polos vitivinícolas do Estado, os Campos de Cima da Serra e a região da Campanha. Outro fator decisivo é o esforço dos viticultores, tendo em vista que o cuidado e o manejo têm sido fundamentais para a produção de uvas cada vez melhores. 

Em meio a tantos problemas que estamos enfrentando devido à estiagem e à crise gerada pelo coronavírus, a safra das safras é uma notícia que deve ser comemorada. Também é preciso ressaltar a importância do consumo de produtos locais para estimular a economia do Estado neste momento difícil. Valorizar os nossos vinhos, espumantes e sucos é uma ótima opção para os consumidores e faz o esforço dos produtores gaúchos valer a pena. 

Afonso Hamm – Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho

Compartilhar Artigo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
X