HOME / IMPRENSA / ARTIGOS

Twitter Feed

Galeria de Fotos

Acesse o nosso canal de fotos no Flickr - visualize e baixe as imagens

Artigos
Artigos

Elas podem mais

Na vida, o caminho é difícil para todos. Mas, convenhamos: ainda é bem mais difícil para as mulheres. E na política não é diferente, é uma arena tradicional e predominantemente masculina.

As mulheres são 52,5% do eleitorado brasileiro, mas quando se mede a presença nos cargos de poder, os números são bem menores. Apenas 15% dos deputados estaduais e federais, 14,8% dos senadores, 13,5% dos vereadores e 11,5% dos prefeitos do país.

Essa é uma realidade que, acredito, está mudando. Em outras instâncias da sociedade as mulheres começam a ganhar destaque nos postos de comando. Nas grandes empresas, no empreendedorismo, na magistratura. Mesmo em áreas que até pouco tempo atrás eram proibitivas, como a do agronegócio, estão mudando. E assim vai ser na política.

As recentes mudanças na lei eleitoral foram os maiores avanços das últimas décadas. Garante 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para financiar candidaturas femininas, 30% do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV, 5% do Fundo Partidário para promoção da participação feminina na política e 30% das vagas nos diretórios nacionais, estaduais e municipais.

Essas mudanças estão nos permitindo avançar, mas de nada adianta se não aproveitarmos essa grande oportunidade. A mulher precisa ocupar o espaço disponível para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade.

A mulher tem determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra, coragem, vontade, sonhos, esperanças e capacidade para lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Vamos abrir caminhos para as mulheres!

Compartilhar Artigo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
X