Em Convenção Estadual que lotou as dependências do Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa gaúcha neste sábado (19), a chapa A Nossa Força Precisa Ter Voz, encabeçada pelo deputado federal Covatti Filho, foi eleita para presidir o PP gaúcho pelos próximos três anos. Aos 36 anos, Covattinho sucederá a Celso Bernardi na função, que deixa o comando do partido após 24 anos à frente da legenda.
A chapa única com os integrantes do diretório e da executiva estadual foi eleita com 98,5% dos votos, numa clara demonstração de força e unidade do partido com vistas às eleições de 2024 e de 2026. A primeira vice-presidência será do também deputado federal Afonso. A posse oficial dos novos integrantes ocorrerá no próximo dia 11 de setembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.
Em seu discurso, Covatti Filho agradeceu à confiança dos correligionários e ressaltou que o momento é de soma de esforços para fortalecer ainda mais o protagonismo do partido diante dos próximos desafios. “Eu sei o peso dessa responsabilidade e o tamanho de presidir o maior partido do Rio Grande”, disse. Ele afirmou que seu objetivo é dar continuidade ao legado de Bernardi. “Nossa prioridade é a eleição do ano que vem. Sim, queremos repetir a liderança no número de prefeitos e vereadores. E já estamos capacitando nossas lideranças para isso, inclusive mais do que qualquer outro partido”, completou, ressaltando que sua primeira medida com novo presidente será a de declarar Celso Bernardo como presidente de honra do Partido.
Em tom emocionado, Celso Bernardi fez um resgate completo de sua vasta e vencedora trajetória de vida pública e dedicação ao partido. “Continuaremos sendo o maior e o melhor partido do Rio Grande do Sul. Somos um partido grande porque temos raízes fortes”, disse Bernardi, enrolado na bandeira progressista. “Eu amo meu partido. Vou morrer nesse partido. Portanto, lá pela década de 40 guarde uma bandeira para mim. Eu tenho paixão pelas pessoas”, finalizou, antes de passar a bandeira ao novo presidente e uma imagem de São Cristóvão.
A cerimônia contou com a presença de nomes importantes da legenda em nível nacional, como a do presidente nacional, Ciro Nogueira. Ele reafirmou que o partido é oposição ao governo Lula. “Os Progressistas jamais participarão deste governo enquanto eu for presidente do partido. Aquele filiado que não seguir essas orientações será afastado sumariamente das decisões partidárias”, disse.
Também prestigiaram o evento o senador Luis Carlos Heinze, a senadora Tereza Cristina, o ex-ministro Ricardo Barros, a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o senador Esperidião Amin, Angela Amin, deputados federais da sigla, deputados estaduais, secretários, vereadores, prefeitos, vices e lideranças progressistas.