HOME / PUBLICAÇÕES / NOTÍCIAS

Categorias
Categorias
Categorias

Buscar

Tags

Acesse o nosso canal de fotos no Flickr - visualize e baixe as imagens

Notícias
Notícias

Celso Bernardi recebe do Parlamento gaúcho a Medalha Deputado Emérito 2021

Em sessão solene nesta quarta-feira (15), o ex-deputado estadual, e atual presidente estadual do Progressistas-RS, Celso Bernardi, recebeu a mais importante honraria concedida pela Assembleia Legislativa: a Medalha Deputado Emérito referente ao ano de 2021.

Durante a solenidade, realizada no Plenário 20 de Setembro, o proponente da distinção, deputado Ernani Polo (PP), destacou a trajetória política de Bernardi: “O Rio Grande do Sul perdeu muito em não eleger Celso Bernardi governador do Estado. Um homem de fino trato, pacificador, que sempre colocou o interesse público acima de qualquer outro. Sempre teve suas posições políticas, mas nunca sem deixar de respeitar quem pensa diferente ou quem militou do outro lado numa disputa política. Um líder que é conhecido e reconhecido não apenas no Progressistas, mas em diversos partidos. E não falo apenas das siglas identificadas com o seu campo político, mas também em agremiações que pensam diferente”.

Prestigiado por centenas de autoridades, lideranças partidárias de diversas siglas, familiares e imprensa, Celso Bernardi fez um discurso ressaltando a sua história de homem público: “Recebo com justificada alegria esta homenagem, mas preciso dividi-la com os meus familiares, com os meus colegas Deputados, com os amigos, colaboradores e com a família progressista gaúcha, que me estimula sempre a resgatar as virtudes da política, que começa pela honestidade em cumprir os compromissos assumidos em campanha. Por isso, ao chegar na Assembleia Legislativa, o meu primeiro discurso, no dia 04 de fevereiro de 1987, foi em defesa e pela prioridade da educação. Fiz da educação e do municipalismo minhas grandes bandeiras. Isto me valeu à eleição para Deputado Federal, em 1990. Na Câmara Federal, além de exercer a Vice-Liderança do PDS, tive a honra de presidir a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Cito como grande conquista o trabalho e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em maio de 1993”.

Como constituinte estadual de 1989, Bernardi ajudou a escrever a Lei maior do Estado com forte participação da sociedade e, por isso, considera uma constituição digna da história do povo gaúcho, sem qualquer interferência ou pressão do Executivo Estadual. Destacou que em seu mandato apresentou 101 proposições, com prioridade à educação e ao municipalismo.

Bernardi finalizou com um agradecimento à imprensa, que sempre soube refletir as suas posições e, mesmo discordando, soube respeitá-las: “Registro meu respeito recíproco e admiração à imprensa, repetindo hoje o que disse em discurso nesta tribuna no dia 28 de setembro de 1987: ‘Não existe salvaguarda maior para a sobrevivência de nossas instituições democráticas do que a imprensa, responsável pela existência de um público informado e interessado’”. E acrescentou: “Sou grato a todos os jornalistas, e lhes presto homenagem, citando Rui Barbosa: ‘A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe’”.

Compartilhar Matéria:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Notícias Similares
Notícias Similares

Categorias
Categorias
Categorias

Buscar Notícias

Compartilhar no odnoklassniki
OK
X