Mensagem do Presidente do PP/RS aos Candidatos e Líderes Progressistas



O nosso Partido Progressista do Rio Grande do Sul, se orgulha de ser um Partido municipalista.

Somos o maior e o melhor Partido graças a qualidade de nossa base municipal. Somos um Partido que valoriza o poder local. Por isso, consideramos muito importante as eleições municipais.

É no município que as pessoas vivem. A eleição municipal é aquela que diz mais de perto ao dia a dia do cidadão e da sua família. Fazer com que cada pessoa possa viver com mais dignidade é a grande prioridade do nosso Partido. Afinal, PP significa: PRIMEIRO AS PESSOAS.

Nas eleições de 2008 elegemos 148 Prefeitos e 118 Vice-Prefeitos. Considerando, as coligações vitoriosas que integramos, podemos nos orgulhar de participar da gestão de metade dos municípios gaúchos.

Nossa participação também é a maior de todos os Partidos nas Câmaras Municipais, pois contabilizamos quase 1.200 Vereadores.

Portanto, o grande desafio para 2012, é ampliar esta posição a fim de mantermos a marca de ser o Partido com o maior número de Prefeitos/Vices e Vereadores.

Para alcançarmos este objetivo dependemos de cada líder, de cada filiado em cada município do Rio Grande.

Vamos enfrentar estas eleições com o amor partidário de sempre, com os compromissos da Ética na política e com qualidade de gestão de nossos administradores. Estes são nossos grandes valores.

Por outro lado, anima-nos um fato novo e relevante, que faz a grande diferença nestas eleições de 2012: A SENADORA ANA AMÉLIA.

Orgulha-nos o trabalho parlamentar da nossa Senadora, digno das melhores referências. Soma-se sua incansável e fecunda atuação partidária. Ela simboliza, a um só tempo, a maior líder e a mais eficiente operária progressista.

Temos uma Senadora municipalista e de palavra, que será nossa referência positiva no embate, natural e respeitoso, que vamos travar em cada município.

Temos, portanto, um cenário positivo. O que precisamos é compreender que o nosso amanhã depende do trabalho de hoje. Depende principalmente de nossa UNIDADE.

A união é o primeiro ingrediente para organização de uma boa campanha. Temos que exercitar, ao máximo, a democracia interna, fazendo um bom debate sobre a escolha dos candidatos e/ou das coligações. Após a definição temos que assumir por inteiro nossos candidatos (as) deixando para trás eventuais diferenças e desencontros próprios da natureza humana e da atividade política. Não podemos esquecer que nesta hora existe um valor maior que nos faz iguais: SOMOS DO MESMO PARTIDO.

Após a escolha dos candidatos (as) é chegado o momento de trabalho e dedicação visando fortalecer a candidatura. A crítica vamos deixar para os adversários. É aceitável, no processo democrático, perder a eleição para adversário. O que é inaceitável é perder para nós mesmos.

Com a UNIDADE, por certo, nascerá uma campanha bem organizada, mais econômica, e com maior possibilidade de sucesso. São matérias primas fundamentais numa campanha: COLABORAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORGANIZAÇÃO, ENTUSIASMO e MOBILIZAÇÃO DE LÍDERES E MILITANTES. Temos que fazer campanha sempre, pois a vitória depende de nós. Temos que conquistar votos na família, no trabalho, com os vizinhos, na nossa rua e no nosso rincão mostrando as qualidades de nossos candidatos e de nossas propostas.

Sabemos que as vezes não podemos fazer tudo, mas temos que fazer o melhor e o possível diante das circunstâncias.

O foco de nosso discurso é “PRIMEIRO AS PESSOAS”, com ênfase em três diretrizes:

  • QUALIDADE DE VIDA (educação, saúde, segurança e meio ambiente);
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (emprego e renda);
  • QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS (governo mais perto do cidadão).

O diferencial está na qualidade de nossas lideranças e na competência de nossas gestões.

O sucesso também dependerá de uma série de fatores e características de cada município, mas os candidatos (as) precisam de um discurso conectado com os eleitores. Ao Partido cabe oferecer condições de estrutura de campanha para que o candidato (a) possa, com tranqüilidade, buscar o voto, levando uma palavra de carinho e esperança a cada eleitor.

A nós da Executiva Estadual, a nossa Senadora Ana Amélia e o Senador Suplente Márcio Turra, e os nossos Deputados Estaduais e Federais, cabe potencializar e apoiar os nossos candidatos (as), comparecendo em encontros, mandando mensagens, enfim, se envolvendo o quanto possível na campanha.

Vamos ter sempre presente, que precisamos dar o melhor de nós, objetivando ampliar o nosso patrimônio político municipal, pois isto será fator decisivo para o nosso futuro e a expectativa de poder Estadual em 2014.

O primeiro passo nesta caminhada será dado no dia da Convenção (de 10 a 30 de junho), que além das formalidades legais, deve representar uma festa da democracia (principalmente interna), marcada pela UNIDADE e pela força de nossa militância partidária.

Temos que sair das Convenções unidos e confiantes na vitória e irradiando energia positiva.

Nosso muito obrigado aos nossos (as) candidatos (as) a Prefeito (a), Vice e Vereadores (as) e votos de uma feliz e vitoriosa campanha.

Queremos homenagear a cada um e a todos repetindo: “A política é a arte de administrar os sonhos de um povo. Obrigado aos que, com coragem e amor, são candidatos (as) para transformarem estes sonhos em realidade”.

Lembremo-nos de Lezard:

SENHOR

“Dá à minha vida o perfume das tuas flores, a pureza das suas pétalas. Dá-me a luz quente do teu sol, a claridade das tuas estrelas. Mas dá-me, ainda mais, a coragem de estar sempre pronto a servir os que me cercam, a fazer por eles, se possível, mais do que é preciso, para estar certo de nunca fazer menos que convém; a coragem para ser o primeiro onde o trabalho é muito e a tarefa é dura”.

Um grande abraço, com votos de saúde, paz e sucesso, e que Deus os ilumine para uma campanha com muitas luzes e alegrias.

Celso Bernardi,

Presidente PP/RS.