Discurso Presidente PP/RS CELSO BERNARDI, Convenção Estadual - 24/10/2015 - AL/RS



 

Querida Família Progressista - Lideranças e Filiados

 

                Inicio este pronunciamento com uma mensagem de solidariedade e apoio aos nossos irmãos no sofrimento que as intempéries têm trazido ao nosso Estado.

                Nós gaúchos, ultimamente, temos a tristeza de enfrentar os fenômenos climáticos do El Niño, que atinge as nossas comunidades e a vida já difícil das famílias e dos municípios, tão penalizados em suas finanças pela concentração de poder e de recursos na União. Em nome pessoal e do Partido Progressista recebam o nosso abraço fraterno e que Deus os acompanhe na fé para conforto e esperança de dias melhores.

                Amigos e Amigas Progressistas:

                Em primeiro lugar quero manifestar minha justificada alegria e emoção por reencontrá-los aqui nesta memorável Convenção, expressão eloquente do vigor, da força e da unidade do nosso Partido Progressista.

                Nossa convenção está inevitavelmente marcada pelos desafios da eleição municipal de 2016. Neste sentido permito-me convidá-los para uma reflexão e semeadura de algumas idéias e posições.

                As eleições de 2016 deverão ocorrer num cenário e num clima de crise política, econômica e moral.

                Enfrentamos a pior crise produzida pelo pior governo da história brasileira.

                A mentira, a corrupção e a incompetência produziram além da recessão, da inflação e do desemprego uma crescente decepção dos cidadãos com a política e com os políticos.

                A democracia pressupõe reciprocidade de confiança entre os cidadãos e o Governo. O governo petista na sua desmedida ambição de se manter no poder a qualquer custo e a qualquer preço fez o diabo para ganhar as eleições: Depois como não fez nada do que disse perdeu a confiança do povo. Temos um Governo em liquidação.

                A política vai mal quando não tem serventia para os cidadãos e vai muito mal quando usa os eleitores como massa de manobra. Vai pior ainda quando não sabe ouvir e se comunicar com a sociedade. O atual Governo Federal não qualifica a democracia, pois ao invés da meritocracia que é o governo dos bons, temos na expressão de Michelangelo Bovero uma kakistocracia que é o governo dos piores.

                Aqui no Estado o governo petista promoveu uma inaceitável partidarização da máquina pública, fez um discurso vazio e arrogante gastou mais do que podia, gerando um déficit e um desequilíbrio das contas públicas nunca antes visto neste Estado.

                As urnas de 2014 colocaram, com a nossa decisiva participação, um ponto final na incompetência, na irresponsabilidade e na demagogia. Restou, no entanto, uma verdadeira herança maldita. Vamos pagar por muitos anos o custo PT.

                Portanto, fica bem claro que o PARTIDO PROGRESSISTA do Rio Grande do Sul é um Partido, em nível Estadual e Nacional, de OPOSIÇÃO ao PT. Por outro lado, respeitaremos sempre, a autonomia dos municípios, nas coligações e parcerias. O PP municipal terá plena liberdade de coligação com qualquer Partido, inclusive com aqueles que somos adversários em nível Estadual ou Nacional.

                Esta realidade requer de nós progressistas, mais uma vez a compreensão de colocar em primeiro lugar os interesses do Rio Grande. REQUER, ainda, muita paciência para, sem perder a nossa identidade e a coerência, com as nossas bandeiras, prestar o nosso apoio ao atual Governo Estadual e a nossa colaboração na sua obra inicial de arrumar a casa e lançar os pilares do edifício que possa abrigar nossas esperanças de um futuro melhor.

                Querida Família Progressista: Apesar de tudo isso, aqui está o PARTIDO PROGRESSISTA GAÚCHO de cabeça erguida, sustentado pela dignidade e olhando para o futuro. Aqui estamos em mais uma memorável CONVENÇÃO, porque temos o maior e o melhor capital humano e político, que são vocês, a nossa, aguerrida e fiel BASE MUNICIPAL.

                Muito obrigado de coração a cada um e a todos os nossos líderes e filiados que em cada um dos 497 municípios, honram o protagonismo progressista.

                Esta convenção representa o primeiro passo na caminhada vitoriosa das eleições municipais de 2016.

                Vamos sair daqui pactuados de que a eleição municipal será a nossa prioridade absoluta. Pela sua importância a tarefa não é de alguns mas compromisso de todos.

                Nosso primeiro desafio é reconhecer a natureza da crise e a necessidade de reagir e  enfrentá-la. Pior que a crise é não ter coragem de enfrentá-la.

                Vamos transformar a crise em potencial criativo de oportunidades.

                Toda a eleição é um aprendizado das anteriores e ao mesmo tempo um novo recomeço.

                Recomeço é a preparação para um novo combate no campo democrático.

                Temos que reconhecer os nossos erros e as nossas falhas. Eles não serão transformados em acertos e virtudes por que fomos nós que cometemos.

                Nós não temos compromisso com os erros individuais. Quem os comete, por eles se responsabiliza. O PP/RS, como instituição, não será guardião de mal feitos e desvios de conduta. Temos compromissos inegociáveis com a verdade. Enfrentar a corrupção é, para nós, além um princípio partidário um dever cívico.

                Precisamos ter sensibilidade, para de um lado, acreditar no nosso Partido e na sua capacidade de buscar solução para a crise, sem no entanto, deixar de ouvir a voz, e as inquietações do povo nas ruas.

                Temos uma história que nos orgulha muito. O PP Gaúcho tem sabido, como poucos, superar crises, inclusive as internas, como as mudanças de siglas e outras provações frustrando nossos  adversários e os pessimistas de plantão. A todos respondemos com a nossa inigualável paixão partidária. Graças a ela continuamos firmes e fortes, comprovando dia a dia a frase de Silveira Martins "As idéias não são metais que se fundem". Nossa doutrina política tem como princípios morais a defesa da liberdade e da democracia. Fazemos política com ética e sempre em busca do bem comum.

                Quero, compartilhar um conceito que se expressa numa frase: Toda política é local.

                A única realidade política que experimentamos de forma direta e concreta é a do município em que vivemos. O país e o estado, identificamos pelo mapa; a cidade reconhecemos pelas ruas, pelas casas, pelas praças, pelo barulho, pelas pessoas, pelas lembranças, pela nossa realidade mais íntima. E esta realidade local nenhum Partido conhece melhor e sabe valorizar mais do que o PARTIDO PROGRESSISTA. Nós temos os melhores líderes políticos, temos identidade e vocação municipalista. Eleição local, razões locais. Independente do cenário externo a maioria dos eleitores sabe e tem consciência que é preciso escolher o melhor para sua cidade.

 

 

 

                Desejo sobretudo compartilhar com vocês UMA ATITUDE que eu gostaria que fosse assumida por todos como compromisso de luta:

 

                VAMOS VENCER AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016.

 

                Para isso há um princípio básico: para vencer tem que concorrer. Precisamos de candidatos e candidatas no máximo de municípios. Precisamos que os progressistas sejam protagonistas no máximo de municípios concorrendo a Prefeito/Vice e Vereador. Precisamos muito das virtudes e talentos das mulheres e da disposição criativa de nossos jovens.

                Pior que perder uma eleição é não ter coragem de concorrer.

                Perder uma eleição não mancha a biografia de ninguém. Ao contrário, enriquece pois demonstra vontade de exercer o mandato, que de vem do latim mandatum, composto de manus dare que quer dizer de mão dadas. Vamos concorrer e buscar o mandato para caminhar de mãos dadas com os municípios.

                Precisamos de organização, unidade. Precisamos de estratégia, planejamento para elaboração de um plano de Governo realista. Precisamos dialogar com a sociedade falando a verdade e assegurando uma campanha respeitosa e um governo com ETICA/CIDADANIA/PARCERIA e TRANSPARÊNCIA.

 

                ATITUDE e CONFIANÇA

 

                Vamos vencer as eleições municipais de 2016. Vamos continuar sendo o maior e o melhor Partido Municipalista do Rio Grande do Sul.

                Espero que cada progressista faça mais do que é preciso para não ficar arrependido de ter feito menos do que era preciso para ganhar as eleições no seu município. Vamos ter coragem de ser o primeiro quando o desafio é grande e o trabalho é duro.

                Nós não somos do tamanho que somos. Somos do tamanho de nossos sonhos.

                Fazer política é transformar sonhos em realidade.

                Vamos sair desta Convenção com a responsabilidade de descobrir o sonho dos eleitores e conquistar a confiança deles de que podemos realizá-lo.

                Vamos ao trabalho. O sucesso e a vitória só serão alcançados se começarmos agora a preparação das eleições municipais.

                Há tempo para trabalhar e há tempo para agradecer. Mesmo que eu tivesse tempo e inspiração não poderia agradecer a todos que merecem a minha gratidão. Registro a cada um e a todos por tudo dizendo:

                Sou grato a Deus pela alegria da Vida.

                Sou grato aos meus familiares e meus amigos pelo carinho, estímulo e compreensão.

                Sou grato a Senadora Ana Amélia, pelo exemplo e pelo trabalho no Senado, que orgulha todos nós. Temos uma Senadora municipalista que ao mesmo tempo é nossa líder e a nossa operária progressista.

                Sou grato aos nossos valorosos Deputados Federais e Estaduais, na certeza de continuidade do trabalho, da coragem e da dedicação de cada um e de todos, em favor dos verdadeiros interesses do povo. Vamos nos encontrar seguidamente na campanha municipal.

                Sou grato aos nossos Secretários de Estado e Diretores e Assessores da Administração Estadual, pela colaboração ao Partido e pela capacidade de assumir desafios e assim, servir ao objetivo de melhorar a infra-estrutura e a qualidade dos serviços públicos do Rio Grande.

                Sou grato aos nossos Prefeitos(as), Vice-Prefeitos(as) e Vereadores(as) pelo trabalho Executivo e Legislativo que realizam em cada município. Somos orgulhosos da qualidade de gestão e pela qualidade dos nossos Vereadores como representantes do povo.

                Sou grato aos Presidentes municipais, em nome de quem abraço os nossos filiados com muito respeito e admiração. Graças ao trabalho de vocês vamos continuar protagonistas em todos os municípios.

                Sou grato a Fundação Milton Campos e a Fundação Tarso Dutra, pelo apoio ao Partido e principalmente pela qualificação dos quadros progressistas.

                Sou grato a Mulher Progressista, e nos orgulhamos da expansão feminina na vida partidária e na sociedade.

                Sou grato a Juventude Progressista pela participação política, pela capacidade de indignação e pelo idealismo.

                Sou grato ao Trabalhador Progressista, verdadeiro braço social do Partido. Trabalho é sinônimo de dignidade das pessoas.

                Sou grato ao Idoso Progressista, cuja a experiência nos orienta para ações de valorização e respeito que a sociedade precisa oferecer a Melhor Idade.

                Sou grato ao PP Afro Gaúcho, pela integração e pelo espaço harmonioso que constrói com a Sociedade.

                Sou grato aos colegas do Diretório, da Executiva e demais órgãos partidários, pelo apoio recebido, pela compreensão e paciência, mas principalmente pela boa conveniência.

                Sou grato aos prezados e eficientes funcionários do PP/RS que juntamente com os Assessores das Bancadas e de cada Deputado souberam ser parceiros e amigos. Sempre dispostos e solidários.

                Sou muito grato, pela confiança recebida e pela recondução a presidência do Partido Progressista do Rio Grande do Sul.

                Sou muito grato e feliz pela honra de presidir um Partido com a grandeza e a qualidade do PP Gaúcho.

                Um grande abraço e que Deus nos ilumine e nos ajude transformar nossos sonhos em realidade.

                Um grande e fraterno abraço.

 

                                                                               Celso Bernardi.

                                                                              Presidente PP/RS.