Sessão Solene homenageou os 193 anos da Independência brasileira


O deputado estadual Marcel van Hattem representou a bancada progressista na tarde desta quarta-feira durante a Sessão Solene que homenageou os 193 anos da Independência brasileira.

Da tribuna do Parlamento gaúcho, Marcel lembrou de sua infância em Dois irmãos, relatando que durante os desfiles do 7 de setembro lhe chamava a atenção integrantes da chamada “marcha dos excluídos” que ali também marchavam para protestar, todos de preto. O jovem relembrou que, à época, indagou sua mãe o porquê daquilo nos desfiles de 7 de Setembro, obtendo como resposta que aquela data, o Dia da Pátria, não era ideal para protestos, mas “para celebrar, em verde e amarelo, a união de todos os brasileiros, o orgulho de sermos um povo e um povo capaz de superar as suas dificuldades, mesmo que talvez nos sintamos algumas vezes excluídos”.

Por fim, criticou a presidente Dilma: “No 7 de setembro de 2015, no entanto, foi Dilma quem se isolou dos brasileiros e, ao privatizar para si o Desfile Cívico em Brasília com a instalação de um muro de lata, foi a presidente da República quem transformou em excluído todo o povo brasileiro que não pode participar da festa patriótica na capital federal”.