O progressista Salmo Dias assume a presidência da Famurs


O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias (PP), assumiu, nesta quinta-feira (06/07), o cargo de presidente da Famurs na gestão 2017/2018. Entre as bandeiras do prefeito Salmo está a revisão das dívidas previdenciárias dos municípios. "Vamos formar um grupo de trabalho para orientar os prefeitos sobre os regimes geral e próprio de previdência social”. O novo dirigente também promete defender o aumento da autonomia das prefeituras e a desburocratização da gestão pública.

Segundo ele, a Lei das Licitações é um exemplo de legislação ultrapassada que engessa a administração das prefeituras. Em seu discurso o novo presidente afirmou que o municipalismo é a estratégia mais correta para aperfeiçoar o uso dos recursos públicos. "Com mais autonomia para os municípios, daremos um melhor retorno aos cidadãos".

A eleição de Salmo para a presidência da Famurs foi confirmada no dia 24 de maio, com os votos de 235 prefeitos do Partido Progressista Gaúcho. Ele foi escolhido pelo após disputa interna com prefeitos do Partido Progressista.

A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Sigla com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.