Mulheres Progressistas avaliam resultado de 2012 e projetam desafios para 2014


 

A Executiva da Mulher Progressista Gaúcha realizou hoje à tarde (17/12) o último encontro de 2012. O evento ocorreu na sede do Diretório Estadual do Partido Progressista em Porto Alegre. Durante o encontro, a  presidente Estadual da Mulher Progressista - Ana Regina Gorski  – fez uma apresentação sobre as eleições municipais em relação às lideranças femininas no estado.

Ana Regina Gorski  destacou a eleição de oito prefeitas, 13 vices e 183 vereadoras. “Saímos da eleição como o partido que mais elegeu mulheres em nível estadual no país”, disse. Outro tema do encontro foi “A Mulher Progressista Avançando na Política”.

As mulheres progressistas avaliaram a necessidade de ocupar mais espaços nos Diretórios e  Executivas Municipais; oportunidades de participação em cargos de governo do partido; funcionamento dos diretórios da MP nos municípios; apoio financeiro para concorrer; filiação partidária de mulheres a partir dos 16 anos; atos de promoção da “Mulher no partido” e realizar filiações de lideranças femininas e eventos com homenagens as mulheres que ajudaram e continuam ajudando o PP.

Palestras

A senadora Ana Amélia falou durante o encontro e agradeceu a todas as mulheres que concorreram e que assim contribuíram para o fortalecimento do partido.

- Temos uma gratidão enorme pelo esforço, pelo empenho em disputar uma eleição com todas as dificuldades, inclusive o preconceito em relação à participação feminina no pleito municipal. É necessário incentivar a presença e as candidaturas das mulheres em todo Estado, completou Ana Amélia.

Ana Amélia também salientou o excelente trabalho de mobilização permanente realizado pelo Movimento da Mulher Progressista, mantendo sempre a bandeira do PP, Primeiro as Pessoas. Nestas eleições, a senadora percorreu 156 municípios, bem mais do que quando concorreu ao Senado em 2010.

O presidente Estadual do Partido Progressista Celso Bernardi falou sobre as Eleições Municipais de 2012, o PP no Estado e as perspectivas para 2014. Celso Bernardi exaltou o papel dos 257 candidatos a prefeito, 221 candidatos a vice e mais de 4,3 mil candidatos a vereador. Também destacou o apoio da senadora e dos deputados nas diversas campanhas. Na avaliação do líder estadual, o patrimônio político conquistado, representado pelos 136 Prefeitos, 115 Vice-Prefeitos e 1168 Vereadores é fruto do trabalho incansável de toda a família progressista de cada município.

Bernardi também reafirmou – com muita ênfase – que o Partido Progressista terá candidatura própria ao governo do Estado em 2014, pela oposição. – Para isso, vai trabalhar muito já em 2013, com a realização de encontros regionais, eleição dos diretórios municipais e estadual que conduzirão o processo em 2014.

Por sua vez, o cientista político da Fundação Milton Campos, Luciano Dias, desenvolveu o tema “A Situação do PP no Brasil, após as eleições municipais”.

Segundo ele, o quadro político ficou mais confuso em termos de marca, legenda partidária, que ficaram com mais dificuldade de organização. – O número de concorrentes aumentou e por isso o PP tem que fazer boas administrações nos municípios em que elegeu o prefeito e que isso sirva de modelo.

Luciano Dias disse que o Partido Progressista elegeu prefeitos em grandes municípios e não apenas em pequenas localidades como até então.

- Isso mostra alguns desafios ao partido em 2014. Entre estes, ter candidatos, alavancar os candidatos com as gestões conquistadas e definir qual a mensagem que o partido vai passar ao eleitor, disse.

Ele também defendeu a formação de novos quadros, novas lideranças que vejam o quadro não mais apenas municipal, mas estadual e nacional.

A diretora-executiva da Fundação Milton Campos, Ellen Konrad, divulgou os projetos para 2013 que poderão ser solicitados através da Fundação.No encontro, entre as novidades do Portal da Fundação está o curso extensão a distância em Gestão Pública que iniciará no próximo ano. O Rio Grande do Sul será o primeiro estado a receber o curso.

O lançamento, com aula inaugural, será no dia 18 de fevereiro de 2013, em Porto Alegre. Três módulos compõem o curso abordando temas como Marketing, Legislação e Políticas Públicas. Os Diretórios Estaduais serão os responsáveis pelas inscrições dos interessados.

Por Floriano Becker

Crédito foto: Floriano Becker - Divulgação PP/RS