José Otávio assume presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados


Na manhã desta quarta-feira (16), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), participou de cerimônia em que assumiu o novo presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O colegiado da comissão elegeu o deputado federal gaúcho José Otávio Germano como novo presidente. O parlamentar segue até março de 2014 no cargo. Germano foi escolhido para liderar os trabalhos em razão de o então presidente, deputado Eduardo da Fonte, ter aceito convite para liderar a Bancada Progressista na Câmara. Esta é a segunda vez que o gaúcho preside a comissão, a primeira foi nos anos de 2007 e 2008.

O deputado federal José Otávio Germano salientou a felicidade de estar voltando para a liderança da comissão. “A primeira vez que passei por aqui lutava para que o nosso carvão mineral entrasse nos leilões energéticos. Agora quando retorno isso é uma realidade e não mais um sonho”, disse. Germano ainda enfatizou que ficou honrado de ter a presença do presidente do Parlamento gaúcho, Pedro Westphalen, na cerimônia. “Fico muito feliz que o Pedro esteja aqui, pois ele também está nessa luta conosco”, frisou.

Westphalen, que foi convidado para a integrar a mesa, foi o único líder das Assembleias Legislativas a comparecer no evento. O deputado avaliou como positiva a posse de José Otávio Germano. “Este é um momento propício para que o deputado Germano assuma essa comissão. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os maiores produtores de carvão mineral do Brasil. Acredito que agora será possível dar continuidade ao trabalho iniciado em 2007, gerando desenvolvimento econômico. Temos uma potencialidade energética muito grande, e não podemos desperdiçá-la”, concluiu.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-presidente eleito da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Gladson Cameli, o chefe de gabinete da senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira, e os deputados federais Vilson Covatti e Afonso Hamm, entre outros.