Encontro da Mulher Progressista lota plenário da Câmara em Caxias do Sul


Senadora Ana Amélia esteve presente no evento da Serra Gaúcha

Um público de 350 lideranças progressistas lotou o plenário da Câmara de Vereadores no sábado pela manhã, (28/09), durante o Encontro Estadual da Mulher Progressista. O evento, de iniciativa da Mulher Progressista e do PP, teve como tema central "A Mulher Progressista e o Novo Momento Político".

Presente no encontro, a senadora Ana Amélia (PP) focou a força da mulher na sociedade e na política, incentivando as mulheres a enfrentar o desafio e realizar grandes feitos na política gaúcha e brasileira. Um dos pontos altos do encontro, foi a homenagem dos alunos do Centro Ocupacional da APAE Rita de Cássia à senadora Ana Amélia, por sua defesa no Senado para continuar a desenvolver socialmente o trabalho de todas as APAEs.

Para a presidente da Mulher Progressista de Caxias do Sul, Elaine Ames disse que está convicta de que a “Mulher” é a grande agente de transformação social necessária de qualquer mudança possível no aperfeiçoamento das relações e o progresso da humanidade.

Já a presidente da Mulher Progressista do RS, Ana Regina Gorski, estimulou as mulheres para candidatura em 2014 e que o exército de lideranças femininas progressistas farão a diferença nas próximas eleições.

Convidada para o evento a deputada estadual Silvana Covatti declarou que, se alguém conquistou plena igualdade política, foram as mulheres. “Mas é preciso conquistar mais cargos públicos e participar mais da política”.

Palestrante no evento, o presidente do PP/RS Celso Bernardi,destacou que os partidos precisam investir nas mulheres e na Juventude para crescerem e saírem fortalecidos nas eleições. “Não queremos somente a mulher em passeatas, mas sim a mulher conquistando seu espaço no poder. Está lançado  o desafio para que o partido tenha o maior número de candidatas a deputada estadual e federal e se destacando nas urnas.

O presidente municipal do partido, o vereador Guila Sebben (PP), falou da importância da mulher na atuação política, lembrando a vereadora Geni Peteffi, falecida no último dia 26. O vereador falou do marco que a vereadora representou na história do legislativo caxiense.       

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Pedro Westphalen que foi especialmente a serra gaúcha para prestigiar o encontro, frisou que a igualdade entre homens e mulheres só será possível com uma nova consciência e respeito mútuo entre os gêneros. “Porque respeito é pressuposto do amor”, finalizou.

Presidente da FAMURS, Valdir Andres (PP) enalteceu a força e importância da mulher no contexto político, bem como a sua organização e mobilização, que tornam-se um diferencial relevante no desenrolar do pleito.

Ao longo da manhã, três palestrantes estiveram expondo assuntos referentes à atuação da mulher na política. O advogado em direito eleitoral e professor universitário Gustavo Paim, falou sobre “A mulher no contexto da política atual e a reforma política que queremos”, o jornalista e cientista político, Cleber Benvegnú, palestrou sobre “Crise dos partidos políticos e os caminhos possíveis - a realidade da política no Brasil”. Por fim, o presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi, falou sobre “Cenário Político do Rio Grande do Sul”.

Os palestrantes concluíram que as mulheres  precisam naturalizar a política com fortes bandeiras na educação, saúde e segurança. Diagnosticaram que é preciso discutir a política tradicional, as crise econômica, de democracia, de instituições e de representatividade.

 Por fim, alertaram as mulheres progressistas para debater o tema “O que nós pensamos  sobre a reforma política”. Incentivou para que as lideranças femininas busquem a igualdade de gêneros. E que o Brasil precisa urgente de uma educação política.

Estiveram presentes também, a primeira-dama, Alexandra Baldiserotto, presidentes das MPs, vereadoras (es) , a Secretária de Turismos de Caxias do Sul, Drica de Lucena, secretários municipais.

  Texto: Solange Fortuna/jornalista MP/RS

   Foto:Glênio Rodrigues