Deputado Marcel van Hattem reúne-se com Secretário Estadual da Segurança


Encontro teve o objetivo de buscar soluções para a insegurança no entorno dos campi da UFRGS

Acompanhado de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o deputado estadual Marcel van Hattem visitou o secretário estadual da Segurança do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, na manhã de quarta-feira, dia 26. O encontro teve o objetivo de buscar soluções para a insegurança no entorno dos campi da UFRGS, assunto abordado em audiência pública no último dia 19.

Juntamente com van Hattem, acadêmicos relataram a situação de insegurança vivida por quem frequenta os campi da universidade. “Quando eu era estudante a situação já era péssima e os relatos de estudantes hoje parecem mostrar que de lá para cá só piorou: as ocorrências ao redor dos campi são crescentes”, disse o parlamentar, que mostrou ao titular da pasta os pontos mais problemáticos através de um mapa elaborado por alunos da instituição.

Jacini se mostrou surpreso com as informações recebidas e se comprometeu em buscar soluções para o caso. “Vou determinar ações imediatas para fazer o policiamento preventivo e repressivo no sentido de identificar e responsabilizar criminalmente aqueles que estão praticando furtos e danos no entorno dos campi”, disse o secretário, complementando que o vídeomonitoramento também pode ser uma opção a ser efetivada.

Na audiência pública proposta pelo deputado no dia 19/8, ficou definida a criação de um grupo de Whatsapp com a Brigada Militar para postagens relacionadas à questão da segurança. Além disso, a ata da audiência deve ser encaminhada ao MP e ao Judiciário. O deputado ainda vai oficiar a Prefeitura de Porto Alegre para repor iluminações externas e solicitou à universidade para que a iluminação nos campi sejam revistas.