Azonasul: reunião quinta-feira discute dificuldade orçamentária


 

 

O prefeito Adolfo Antonio Fetter reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 22, com o secretário executivo da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Henrique Feijó, para tratar da pauta da reunião da Instituição que ocorre amanhã às 14h em Pelotas.


O principal tema a ser debatido entre os 22 prefeitos será a dificuldade que os municípios estão enfrentando devido à queda das transferências de recursos federais. Essa queda deve-se aos incentivos do governo federal aos diferentes setores da economia, uma vez que o Fundo de Participação dos Municípios é formado pelo IPI e pelo Imposto de Renda.

Segundo Fetter, os municípios organizaram seus orçamentos para 2012 embasados nos números de ano anterior e na previsão de aumento de 5% a 6%. A medida do governo federal de incentivar à indústria causou uma redução de grande impacto, visto que municípios de pequeno porte têm cerca de 90% de seus orçamentos oriundos de repasses federais. 

Feijó destaca que a situação é tão séria para todos os municípios que a Famurs entregou, esta semana, um documento ao governo do estado solicitando ajuda. “Dentre as três solicitações que a Famurs faz ao governo, uma já foi apresentada pela Azonasul em documento entregue pelo prefeito Fetter ao governador Tarso, há pouco menos de um mês. Trata-se da renovação do contrato com o Banrisul para o gerenciamento das folhas das prefeituras”, declara.

“Estamos discutindo este tema desde que assumi a presidência da Azonasul há três meses. O tempo está correndo e precisamos tomar medidas para que os prefeitos terminem seus mandatos dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Fetter.